domingo, 20 de abril de 2008

Gerência de Projetos

Gerência de projetos(portugues brasileiro) ou gestão de projetos(portugues europeu) ou ainda administracao de projetos e a aplicacao de conhecimentos, habilidades e tecnicas na elaboracao de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pre-definidos. O conhecimento e as praticas da gerencia de projetos sao melhores descritos em termos de seus processos componentes.

Esses processos podem ser classificados em cinco grupos de processo (iniciacao, planejamento, execucao, controle e encerramento) e nove areas de conhecimento (gerencia de integracao de projetos, gerencia de escopo de projetos, gerencia de tempo de projetos, gerencia de custo de projetos, gerencia de qualidade de projetos, gerencia de recursos humanos de projetos, gerencia de comunicacoes de projetos, gerencia de riscos de projetos e gerencia de aquisicoes de projetos).

Reduzida a sua forma mais simples, a gerencia de projetos e a disciplina de manter os riscos de fracasso em um nivel tao baixo quanto necessario durante o ciclo de vida do projeto. O risco de fracasso aumenta de acordo com a presenca de incerteza durante todos os estagios do projeto. Um ponto-de-vista alternativo diz que gerenciamento de projetos e a disciplina de definir e alcancar objetivos ao mesmo tempo em que se otimiza o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, espaco, etc).

A gerencia de projetos e frequentemente a responsabilidade de um individuo intitulado gerente de projeto. Idealmente, esse individuo raramente participa diretamente nas atividades que produzem o resultado final. Ao inves disso, o gerente de projeto trabalha para manter o progresso e a interacao mutua progressiva dos diversos participantes do empreendimento, de modo a reduzir o risco de fracasso do projeto.

Nenhum comentário: